Páginas

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Muay Thai: Um esporte de filosofia e disciplina

História e Filosofia


O Muay Thai, ou boxe tailandês, tem uma longa tradição na Tailândia e começou há muitos séculos. Esta forma nativa de arte marcial também é praticada nos países próximos – no Cambodja é conhecido como Pradal Serey, e como Tomoi no norte da Malásia. Acredita-se que teve origem na China. Antigamente, o Muay Thai era ensinado como parte do treinamento militar siamês, e ainda hoje é empregado pelo exército tailandês.






Segundo o presidente da federação, Pedro Lopes Santana, o esporte é visto como uma prática violenta. “As pessoas geralmente tem um conceito errado de esportes ligados a lutas. Imaginam que as pessoas vão à academia para aprender a lutar e sair batendo em todo mundo por ai. A realidade esta bem longe disso, na academia temos disciplina e principalmente, respeitamos a filosofia do esporte”, explicou Pedro.
Muay Thai é uma arte marcial completa, uma luta milenar, praticada em todo o mundo, considerada sinônimo de força, e que contribui para um excelente condicionamento físico “Esse evento vai expor a verdadeira técnica do autêntico Muay Thai, respeitando as características do indivíduo, para que cada alcance seus objetivos. O esporte é saúde, equilíbrio e disciplina”, comentou.




Arte marcial e filosofia! Muitos acham que isso só acontece em filmes de Kung-Fu ou em filmes do Karate Kid, de tempos atrás. Infelizmente, o ensino das artes marciais na maioria das academias do ocidente foi desvinculado da sua parte filosófica. O objetivo principal destas academias é apenas finalizar seu oponente. A filosofia da luta e a arte da guerra eram e ainda são algo sem importância para alguns lutadores. Mas a filosofia da luta é parte importante para o desenvolvimento mental e técnico de todo lutador. A clareza de pensamento no momento da luta e a mente aberta para escolher o melhor movimento ou o melhor golpe para determinada situação, são fundamentais para que o lutador tenha êxito tanto num treino em sua academia, quanto como numa luta de campeonato. O lutador tem que estar sempre com o pensamento à frente e ter várias opções de movimentos em sua mente como resposta a qualquer movimento de seu oponente. Aquele lutador que apenas tenta parar o movimento do oponente, nunca terá um desenvolvimento técnico e dificilmente terá grandes vitórias.


3 comentários:

  1. Muito bom esse post. Hoje em dia as pessoas vêem o Muay Thai apenas como um treinamento para brigas, não percebem que existe filosofia e que essa é a parte mais importante.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde alguém pode tirar uma dúvida minha por favor , dou aula de muay Thai , particulares e em academia e meu mestre exige uma porcentagem do pagamento isso é correto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que depende! Você utiliza o material dele? Ele te propos este acordo, você utiliza o nome dele? Ou é o seu nome.muitos mestres fazem acordo referente a graduação quando se utiliza este meio! Porem e um tanto individual a questão.

      Excluir