Páginas

terça-feira, 26 de outubro de 2010

A moralidade no esporte .

Li um artigo de um filósofo americano falando sobre a fantástica marca de Lance Armstrong, o ciclista que conquistou por sete vezes seguidas o primeiro lugar no Tour de France, a competição ciclística mais importante e difícil do mundo. Em uma parte de seu artigo ele pergunta por que as conquistas esportivas têm um enorme apelo na vida humana. A resposta, conclui o filósofo, encontra-se em um aspecto raramente reconhecido no esporte: seu significado moral. O que as vitórias desses atletas nos fornecem é um raro e crucial valor moral: o testemunho da conquista humana.

A moralidade baseia-se nos melhores valores humanos e estes valores, nas melhores virtudes pessoais. Colocar em prática as melhores virtudes é fazer os valores trabalharem a favor da moralidade. A moral não é apenas um conjunto de valores que guia nossas ações, mas é a própria ação que dá sentido a esses valores. Quando se fala em moral pensa-se apenas como algo intelectual ou teórico, mas a moral é, antes de tudo, prática. Pois só a prática mostra o resultado daquilo que pensamos e do conjunto de ações que escolhemos como guia.

Quando um atleta como Guga, Senna, Daiane dos Santos ou Armstrong alcançam suas conquistas, estão exteriorizando naquele momento tudo o que valorizaram antes dessa conquista. O esporte premia o melhor, a elite e sua única igualdade está em que cada competidor tem as mesmas oportunidades para mostrar seus valores, seus talentos e sua determinação. Ao celebrar a vitória de um sobre muitos, celebra-se a capacidade humana de vencer desafios, de ter um objetivo maior e de colocar toda sua disposição ao serviço de seus valores.

A vitória de um atleta nos faz ter a nobre visão do potencial humano e é isso que faz com que todos gostemos de ver, admirar e se emocionar com cada conquista desses grandes seres humanos. Para nós que não podemos sacar a 240 km/h como Roddick ou não podemos correr de bicicleta como Armstrong, cabe-nos levar para nossa vida aquilo que os atletas nos passam através de suas conquistas: objetivo, determinação, persistência, valores e prática moral. Em qual aspecto de minha vida posso colocar todas essas virtudes? Quão mais longe não iria se colocasse o melhor de mim naquilo que realmente gosto?

São perguntas que podemos responder cada vez que vemos um atleta alcançando o topo de suas conquistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário